HOME     MUSIC     TV & MEDIA    CINEMA      FAIT DIVERS        INTERVIEWS     LIFE     CONTACTS     ABOUT

CINEMA| HER, AMOR BINÁRIO


Uma história de amor.  Por um lado assustadora, por outro lado encantadora. Assustadora porque nos mostra uma possível sociedade do amanhã onde tudo será controlado pelos computadores e tudo será artificial. Mas por outro lado, encantadora e belíssima porque nos mostra que o amor pode ser tudo e está em todo o lado.

O filme passa-se num amanhã não muito longe do hoje mas, ao mesmo tempo, tem uma certa aura de amor e nostalgia a lembrar clássicos como o Fabuloso Destino de Amélie. Estes dois ingredientes dão força ao excelente argumento de Spike Jonze que não comete erros. O realizador e argumentista de "Uma história de amor" (Her) aborda o assunto de forma equilibrada entre a comédia e o drama o que nos transporta para aquele universo desde a primeira cena.


O argumento de Spike ganha vida com o excelente trabalho dos actores: Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson. A actriz dá voz a Samantha, o sistema operativo. Mas não é um trabalho só de narração ou de dobragem. É muito mais. Johansson entregou-se de tal forma que faz parecer que Samantha é real, que está viva e presente. Talvez a voz da actriz actue melhor que ela.

Toda a história deixa questões no ar. Na verdade aquela realidade ficcionada é cada vez menos ficção. Na rua, nos transportes públicos, enquanto esperam pela sua vez na fila do fiambre, as pessoas estão coladas ao smartphone a fazer dezenas de coisas no mundo virtual, deixando o real como pano de fundo.

O filme é sobre o amanhã que pode chegar se a tecnologia continuar a dominar as relações e o dia-a-dia. Jonze dá, de certo modo, alfinetadas no que nos estamos a tornar e que nos faz pensar se é isto que realmente queremos.

Ps. Felizmente a Siri não tem sentimentos, ainda.
NOTA: 9/10

Ficha Técnica:
Título Original: Her
Género: Romance, Drama,  Ficção-Científica
Duração: 126 minutos
Realizador: Spike Jonze
Argumento: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams, Rooney Mara

Vejam o MEO KANAL.

Sem comentários: